domingo, 21 de setembro de 2008

Simple Past Tense


Significado
O simple past é usado quando nos referimos a eventos que ocorreram em um tempo detrminado no passado. Sendo assim, podemos concluir que o Simple Past é usado:
- Para ações que se completaram no passado em tempo definido estabelecido na frase. Ex: He died in 1908. (Ele morreu em 1908).
- Em contextos que nos reportem ao passado, mesmo desprovido de indicação temporal. Ex: I’m sorry about last night. The train was 10 minutes late. (Desculpe-me sobre a noite passada. O trem estava 10 minutos atrasado).
FORMA
O Simple Past é um tempo verbal simples, formado apenas por um verbo principal flexionado na forma do passado, e que faz uso do verbo auxiliar apenas nas formas interrogativas e negativas. A flexão do verbo no passado será feita diferentemente para verbos regulares e irregulares. Os verbos regulares recebem a terminação –ed para formar o passado.
Ex: Clean – cleaned
Wash – washed
Alguns verbos, apesar de regulares, exigem mudanças antes de receberem a terminação –ed. Ex: Live – lived
Love – loved Y
– Verbos terminados em y, sendo esta letra precedida de uma consoante, perderão o y para, então, ser acrescentada a terminação –ied. Caso a letra y seja precedida de uma vogal, não há mudanças.
Ex: study – studied
Mas play – Played
Try – tried
Mas destroy – Destroyed
Os verbos, cuja última sílaba seja formada por uma consoante, uma vogal e uma consoante, sendo esta a sílaba tônica, terão sua última consoante dobrada para então ser acrescentada a terminação –ed. Esta regra é a mesma ao acrescentarmos todos os sufixos que se iniciam por vogal, como ed e o ing.
Ex: stop – stopped
mas develop – developed
Prefer – preferred mas offer – offered
DID
Os tempos verbais simples necessitam de um verbo auxiliar para formarem frases interrogativas e negativas. O Simple Past usará o verbo auxiliar did para todas as pessoas, indistintamente.
Da mesma forma que o Simple Present na terceira pessoa do singular requer que o “s” seja retirado do verbo que já está flexionado para poder passa-lo para as formas negativa e interrogativa, o auxiliar did exige que o verbo seja colocado novamente em sua forma natural (básica), pois a presença do did ao lado de um verbo por si só indica que ele está no passado simples.
FRASES NEGATIVAS
Observe as seguintes frases:
Mark liked clean things. He didn’t like dirty places. (Mark gostava de coisas limpas. Ele não gostava de lugares sujos.)
He helped his mother and he didn’t study. (Ele ajudava a sua mãe e ele não estudava).
* As primeiras frases são afirmativas, portanto o verbo está flexionado. Ao formamos uma frase negativa, dispensa-se a flexão e acrescenta-se did not ou a sua forma contra didn’t.
FRASES INTERROGATIVAS
Para a construção das frases interrogativas, coloca-se o verbo auxiliar did antes do sujeito da frase e recoloca-se o verbo em sua forma básica.
Ex: Did his mother help him? (A mãe dele o ajudava?).
Yes, his mother helped him. (Sim, a mãe dele o ajudava)
Kisses

Ambigüidade

Ambigüidade

A duplicidade de sentido, seja de uma palavra ou de uma expressão, dá-se o nome de ambigüidade. Ocorre geralmente, nos seguintes casos:
Má colocação do Adjunto Adverbial
Exemplos: Crianças que recebem leite materno freqüentemente são mais sadias. As crianças são mais sadias porque recebem leite freqüentemente ou são freqüentemente mais sadias porque recebem leite?
Eliminando a ambigüidade: Crianças que recebem freqüentemente leite materno são mais sadias. Crianças que recebem leite materno são freqüentemente mais sadias.
Uso Incorreto do Pronome Relativo
Gabriela pegou o estojo vazio da aliança de diamantes que estava sobre a cama. O que estava sobre a cama: o estojo vazio ou a aliança de diamantes?
Eliminando a ambigüidade: Gabriela pegou o estojo vazio da aliança de diamantes a qual estava sobre a cama. Gabriela pegou o estojo vazio da aliança de diamantes o qual estava sobre a cama.
Observação: Neste exemplo, pelo fato de os substantivos estojo e aliança pertencerem a gêneros diferentes, resolveu-se o problema substituindo os substantivos por o qual/a qual. Se pertencessem ao mesmo gênero, haveria necessidade de uma reestruturação diferente.
Má Colocação de Pronomes, Termos, Orações ou Frases
Aquela velha senhora encontrou o garotinho em seu quarto. O garotinho estava no quarto dele ou da senhora?
Eliminando a ambigüidade: Aquela velha senhora encontrou o garotinho no quarto dela. Aquela velha senhora encontrou o garotinho no quarto dele.
Ex.: Sentado na varanda, o menino avistou um mendigo. Quem estava sentado na varanda: o menino ou o mendigo?
Eliminando a ambigüidade: O menino avistou um mendigo que estava sentado na varanda. O menino que estava sentado na varanda avistou o mendigo
Beijos

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Sobre o Mosaico

Olá meus alunos queridos!

Acessem o link abaixo para visualizar tudo que desejam sobre a arte de fazer mosaico. O material que vocês utilizarão na próxima aula fica por conta da criatividade. Mas lembrem-se: É INDIVIDUAL!
Bjs,

Jeane

http://www.mosaicoonline.com/

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Para a turma de Educação Artística - 8ª série


Modelos de Desenhos que vocês podem montar com tangram.
Cliquem na imagem para visualizar melhor.

Abraços!